sábado, 31 de agosto de 2013

Os 13 Porquês

Postado por Mayara às 16:21 0 comentários


Os 13 Porquês, de Jay Asher
Editora: Ática
ISBN: 9788508126651
Páginas: 256
     A vida de Clay Jensen já era estranha antes de receber um recado de uma morta.
          Um dia, ao chegar do colégio, ele se depara com um pequeno embrulho na porta de sua garagem. Dentro, havia apenas setes fitas cassetes, com os dois lados inumerados de 1 a 13. Ao escutar a primeira, para a sua surpresa, escuta a voz de Hannah Baker.
         Hannah Baker, garota mais falada do colégio, que se suicidou há algumas semanas atrás. E primeiro amor de Clay.
         Nas fitas, Hannah explica os treze motivos que a levaram a acabar com a própria vida. Se você recebeu as fitas, você é um desses motivos. Escute-as e repasse-as para o próximo da lista, caso o contrário, todas as fitas vão acabar vindo a público.
 O que Clay teria feito para estar nessa lista?
    
Minha Opinião 
        O livro é excelente! Ele é escrito em dois pontos de vista: o de Hannah, se justificando com as fitas, e de Clay, escutando-as em busca de saber onde ele se encaixa em tudo isso. Entre os dois, Clay me conquistou quase que imediatamente, já Hannah foi um caso a parte. Ela realmente me irritava, mas mesmo assim, não consegui deixar de ficar com pena dela à medida que as coisas vão piorando.
        É um livro relativamente pequeno, mas que me marcou muito. Ele trata de todos aqueles problemas que estão presentes na nossa sociedade, mas que todo mundo finge que não existem, como bullying, depressão e suicídio, e deixa uma mensagem bem clara: Ninguém sabe a maneira como uma ação nossa vai acabar afetando a vida de alguém.
        O próprio Jay Asher, autor do livro, comenta no final um trechinho que acho que vale a pena ser lido:
  "É importante estarmos consciente do modo como tratamos os outros. Mesmo que alguém pareça ignorar um comentário casual ou não se deixar afetar por um boato, é impossível saber tudo o que se passa na vida daquela pessoa e o quanto podemos ampliar sua dor."
        E se o cara que escreveu o livro falou, não sou eu que vou descordar, não é mesmo?
        Os 13 Porquês é a prova escrita( e muito bem escrita, por sinal) de que YA não precisa ser sobrenatural para conquistar o publico juvenil.
 

Otome Nerd Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos